Por dentro do Bloco K

September 11, 2017 Gus Jimenez

O Bloco K, parte do SPED fiscal, é o Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque da Escrituração Fiscal Digital (EFD-ICMS/IPI). Para as empresas – todas as que fabricam e vendem produtos – o desafio está em compreender quais relatórios devem ser cumpridos e como é feita a extração dos dados.

No Bloco K devem constar as informações dos produtos fabricados, quantidade de matérias-primas ou insumos consumidos nas diversas fases do processo de produção pelas indústrias (ou equiparadas) e atacadistas. Também é preciso conter informações sobre ICMS e IPI coletados, movimento de estoque, produtos manufaturados acabados, matérias-primas, componentes perdidos durante o processo de produção, o movimento de estoques e de produção da empresa nas mãos de terceiros e vice-versa, entre outros dados.

Reportado mensalmente, o Bloco K é um recurso importante que as autoridades fiscais usarão para combinar o ciclo completo nas empresas, cruzando entradas, saídas e o controle de produção, e caso não haja consistência, a empresa poderá ser alvo de multas.

Atualmente as empresas já relatam ao SPED com a Nota Fiscal de entrada mercantil e também as saídas e vendas por meio da nota fiscal eletrônica.

Datas

  • A implementação do Bloco K teve início em 01/01/2017 para as empresas com faturamento igual ou superior a R$ 300 milhões (~95 M USD) e com referência apenas às informações de inventário. Neste primeiro momento, a escrituração abrangeu as informações dos saldos de estoques escriturados nos Registros K200 e K280, referente às indústrias agrupadas nas divisões 10 a 32 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
  • A partir de 01/01/2018 a implementação do Bloco K alcançará as empresas com faturamento igual ou superior a R$ 78 milhões (~ 25M USD)
  • Em 01/01/2019 o Bloco K passa a ser obrigatório para todas as companhias.

Como podemos ajudar

As empresas precisam estar preparadas para atender esse requisito complexo que exige a integração de vários departamentos e processos – desde o gerenciamento da cadeia de suprimentos até o controle de estoque da produção, escrituração e contabilidade.

A Invoiceware by Sovos pode ajudar a sua empresa nesse processo de integração crítico e garantir que os prazos de entrega sejam atendidos, sem riscos de multa e outras penalidades por erros.

Previous Article
Updated: The Definitive Guide to Latin American Compliance
Updated: The Definitive Guide to Latin American Compliance

Governments are progressively turning to technology to close tax gaps, crack down on tax evasion and gain v...

Next Article
A Year of Changes in Brazil (Part 2): New Digital Bookkeeping Mandate - REINF
A Year of Changes in Brazil (Part 2): New Digital Bookkeeping Mandate - REINF

Brazil is known largely as a success story when it comes to overhauling tax compliance and reporting for in...